Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Desde os anos 1980, quando foi fundado como escola de arte, o Tear vem desenvolvendo ações com crianças, adolescentes, jovens e educadores e, no mesmo movimento, apreendendo novos sentidos do fazer criativo, ao descobrir em diálogos e compartilhamentos de saberes, outros modos de ser tearteiro.  São mais de três décadas de atuação prioritariamente na zona norte do Rio de Janeiro, desenvolvendo trabalhos que buscam ressignificar vivências.

Em 2008 uma equipe do Instituto Tear saiu do Rio de Janeiro rumo norte do estado de Minas Gerais e filmaram diversos ceramistas da região conhecida como Vale do Jequitinhonha até Tracunhaém.

O que originou a série Cultura Popular - Arte do Barro, que é um recorte de entrevistas feitas durante essa viagem, no total são 7 capítulos. As imagens são do Centro de Memória do Tear. 

Abaixo o primeiro dos sete episódios:

1- Ulisses Mendes de Itinga, com o episódio "O Pacto"



O TEAR é uma organização da sociedade civil que atua no Rio de Janeiro, desde 1980, nas áreas da Educação, Arte e Cultura.
www.institutotear.org.br
https://www.facebook.com/institutotear
tel: 55 21 32383690 / tear@institutotear.org.br
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca, Rio de Janeiro - Brasil.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Notícias

Uma modificação na quadro das feirinhas orgânicas (ver matéria aqui) . Foi criada mais uma no Cosme Velho, aos domingos. Vale conferir!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dia do meio ambiente abre agenda paralela à conferência Rio +20

A partir do dia 5 de junho - Dia do Meio Ambiente - vários eventos paralelos à Rio + 20 terão início, segundo a Ministra do Meio Ambiente. Um dos temas desses eventos será o combate ao desmatamento.

A Ministra não quis comentar, no entanto, a prorrogação do decreto que suspende a multa para proprietários rurais que desmataram ilegalmente suas propriedades. Prorrogado por 60 dias (tempo em que o Congresso espera aprovar a polêmica reforma do Código Florestal), o novo decreto expira pouco antes da Rio+20.

A reforma do Código Florestal é vista como um retrocesso pelos ambientalistas e pode "manchar" a imagem do Brasil na Rio+20.

BIBLIOGRAFIA:
Andrea Vialli. Dia do meio ambiente abre agenda paralela à conferência, diz ministra. Folha de São Paulo on line/Ambiente. 12abr2012 às 16:40
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1075146-dia-do-meio-ambiente-abre-agenda-paralela-a-conferencia-diz-ministra.shtml

Patentes Verdes

O INPI - Instituto Nacional de Produção Industrial  está divulgando um tipo de registro de patente facilitado voltado para as tecnologias verdes. O projeto chama-se "Patentes Verdes" e está previsto uma redução de 5 para 2 anos o tempo de espera pelas patentes. O tempo de concessão das patentes, no entanto, permanecerá inalterado em 20 anos.

As solicitações que poderão ser beneficiadas pelo projeto serão avaliadas por uma comissão técnica do INPI que determinará se a patente realmente é verde ou não.

O projeto tem como objetivo acelerar o registro de patentes com potencial de diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

BIBLIOGRAFIA:
Tecnologias verdes terão registro de patente facilitado. Notícia publicada no Jornal do Brasil on line. Ciência e Tecnologia.11.abr.2012 às 21:34
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/04/11/tecnologias-verdes-terao-registro-de-patente-facilitado/

domingo, 25 de março de 2012

Ciclismo

Vi um vídeo muito interessante alertando os motoristas sobre os cuidados a serem tomados em relação aos ciclistas.
É um vídeo simples, que prende a atenção do espectador para assistir e mostra como as pessoas são atraídas por algum detalhe da imagem a sua frente em detrimento de outros detalhes. Só ao final faz uma conexão com os motoristas e os ciclistas. Assistam!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Trânsito infernal

O trânsito na nossa cidade , apesar de todas as faixas seletivas, continua muito engarrafado.
Uma das principais alterações ambientais que causam transtornos à população é provocada, exatamente,  pelo intenso tráfego de carros, ônibus e caminhões. O permanente ruído de ronco de motores, buzinas, freadas, etc. impede as pessoas de terem um sono tranqüilo, causando stress emocional e constante sensação de cansaço, proporcionando uma baixa qualidade de vida.

Outro aspecto negativo relativo aos engarrafamentos é a permanente emissão de gás carbono através dos canos de descargas dos veículos, provocando problemas respiratórios e oftalmológicos.
Um terceiro aspecto negativo é o tempo necessário para se fazer os trajetos. Trajetos que, sem engarrafamento, podem ser feitos em 15 a 20 minutos, nos horários de ida e volta para o trabalho e/ou escola, leva-se o dobro, às vezes o triplo do tempo. Isso gera um desgaste físico, emocional e financeiro muito grande nas pessoas.