Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Ciclismo

Vi um vídeo muito interessante alertando os motoristas sobre os cuidados a serem tomados em relação aos ciclistas.
É um vídeo simples, que prende a atenção do espectador para assistir e mostra como as pessoas são atraídas por algum detalhe da imagem a sua frente em detrimento de outros detalhes. Só ao final faz uma conexão com os motoristas e os ciclistas. Assistam!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Trânsito infernal

O trânsito na nossa cidade , apesar de todas as faixas seletivas, continua muito engarrafado.
Uma das principais alterações ambientais que causam transtornos à população é provocada, exatamente,  pelo intenso tráfego de carros, ônibus e caminhões. O permanente ruído de ronco de motores, buzinas, freadas, etc. impede as pessoas de terem um sono tranqüilo, causando stress emocional e constante sensação de cansaço, proporcionando uma baixa qualidade de vida.

Outro aspecto negativo relativo aos engarrafamentos é a permanente emissão de gás carbono através dos canos de descargas dos veículos, provocando problemas respiratórios e oftalmológicos.
Um terceiro aspecto negativo é o tempo necessário para se fazer os trajetos. Trajetos que, sem engarrafamento, podem ser feitos em 15 a 20 minutos, nos horários de ida e volta para o trabalho e/ou escola, leva-se o dobro, às vezes o triplo do tempo. Isso gera um desgaste físico, emocional e financeiro muito grande nas pessoas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Caravana dos Povos

Domingo, 25 de março, tem atividade em Ipanema. A Cúpula dos Povos da Rio +20 por Justiça Social e Ambiental estará promovendo uma Caravana para conscientizar os cariocas acerca das Rio+20 e também sensibilizar para a participação nos debates e tornar transparente a sua constituição.

A Caravana dos Povos prevê uma Oficina de Pipa, de Arte com Lixo e de Agroecologia; além dessas oficinas terá uma Feira de Trocas cujo objetivo é difundir a idéia de que nem sempre é necessário dinheiro para a aquisição de um bem. Terá também muita música e show e uma atividade inesperada - Choque de Amor -  é uma espécie de contraponto à operação da Prefeitura do Rio de Janeiro chamada Choque de Ordem – alvo de muitas críticas por parte dos cariocas – e envolve abraços repentinos e flores inesperadas.

Veja a programação:
11h: Concentração na ONG Solar Meninos da Luz para confecção de cartazes e faixas. O Solar fica na rua Saint Roman, 149, no Pavão-Pavãozinho.
14h: Saída da bicicletada do posto 12, praia do Leblon.
14h30: Partida do cortejo do Solar Meninos de Luz em direção à praia de Ipanema, ao som do Forró Pifado e passando pela praça General Osório.
15h30: Segunda concentração no posto 8 da praia de Ipanema. Encontro do cortejo com a bicicletada.
16h: Início das oficinas no parque Garota de Ipanema
16h30: Chegada da Caravana (cortejo e bicicletada) ao parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Realização de oficinas, shows, feira de trocas etc.
Oficinas: Pipa, ecologia humana, minhocário, cadernos ecológicos, esperanto, educação ambiental e outras.
http://cupuladospovos.org.br/2012/03/caravana-dos-povos-programacao/

terça-feira, 20 de março de 2012

Site da Rio +20

Olá, para quem quiser de se aprofundar nas questões relativas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, a ser realizada nos dias 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro consulte o site: http://www.rio20.info/2012/

Feirinha Orgânica

Para todos aqueles que se preocupam com sua alimentação e preferem ingerir alimentos sem agrotóxicos, apresento a vocês o circuito carioca das feirinhas orgânicas (com certeza são mais caras que as feiras tradicionais, mais, o bolso aguentando, tem alimentos mais saudáveis).

Pra início de conversa....

Olá, adoro a natureza, o verde, o mar, as montanhas, rios, cascatas e os animais, incluindo as pessoas!

Pretendo conversar sobre qualquer aspecto, positivo ou negativo, relativo ao meio ambiente. Acredito que hoje em dia fala-se muito em desenvolvimento sustentável, mais na maioria das vezes tornou-se, somente, o discurso politicamente correto, não significando que as pessoas e/ou instituições e/ou governos estejam realmente fazendo alguma coisa. Preocupados? Sim, acredito que todos estejam em função das alterações negativas (alterações climáticas, degelo da Antártica e por ai vai) já visíveis no planeta. Agindo? Não, porque na hora de agir os indicativos econômicos, financeiros falam mais alto.

Realmente, alterar o modo de viver e o modo de produção e consumo implica vencer muitos obstáculos, pessoais, ecônomicos, políticos, mais acredito que é indispensável para a manutenção do planeta.

É sobre isso que vamos conversar, aguardo as opiniões e comentários de vocês.