Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Notícias

Uma modificação na quadro das feirinhas orgânicas (ver matéria aqui) . Foi criada mais uma no Cosme Velho, aos domingos. Vale conferir!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dia do meio ambiente abre agenda paralela à conferência Rio +20

A partir do dia 5 de junho - Dia do Meio Ambiente - vários eventos paralelos à Rio + 20 terão início, segundo a Ministra do Meio Ambiente. Um dos temas desses eventos será o combate ao desmatamento.

A Ministra não quis comentar, no entanto, a prorrogação do decreto que suspende a multa para proprietários rurais que desmataram ilegalmente suas propriedades. Prorrogado por 60 dias (tempo em que o Congresso espera aprovar a polêmica reforma do Código Florestal), o novo decreto expira pouco antes da Rio+20.

A reforma do Código Florestal é vista como um retrocesso pelos ambientalistas e pode "manchar" a imagem do Brasil na Rio+20.

BIBLIOGRAFIA:
Andrea Vialli. Dia do meio ambiente abre agenda paralela à conferência, diz ministra. Folha de São Paulo on line/Ambiente. 12abr2012 às 16:40
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1075146-dia-do-meio-ambiente-abre-agenda-paralela-a-conferencia-diz-ministra.shtml

Patentes Verdes

O INPI - Instituto Nacional de Produção Industrial  está divulgando um tipo de registro de patente facilitado voltado para as tecnologias verdes. O projeto chama-se "Patentes Verdes" e está previsto uma redução de 5 para 2 anos o tempo de espera pelas patentes. O tempo de concessão das patentes, no entanto, permanecerá inalterado em 20 anos.

As solicitações que poderão ser beneficiadas pelo projeto serão avaliadas por uma comissão técnica do INPI que determinará se a patente realmente é verde ou não.

O projeto tem como objetivo acelerar o registro de patentes com potencial de diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

BIBLIOGRAFIA:
Tecnologias verdes terão registro de patente facilitado. Notícia publicada no Jornal do Brasil on line. Ciência e Tecnologia.11.abr.2012 às 21:34
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/04/11/tecnologias-verdes-terao-registro-de-patente-facilitado/

domingo, 25 de março de 2012

Ciclismo

Vi um vídeo muito interessante alertando os motoristas sobre os cuidados a serem tomados em relação aos ciclistas.
É um vídeo simples, que prende a atenção do espectador para assistir e mostra como as pessoas são atraídas por algum detalhe da imagem a sua frente em detrimento de outros detalhes. Só ao final faz uma conexão com os motoristas e os ciclistas. Assistam!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Trânsito infernal

O trânsito na nossa cidade , apesar de todas as faixas seletivas, continua muito engarrafado.
Uma das principais alterações ambientais que causam transtornos à população é provocada, exatamente,  pelo intenso tráfego de carros, ônibus e caminhões. O permanente ruído de ronco de motores, buzinas, freadas, etc. impede as pessoas de terem um sono tranqüilo, causando stress emocional e constante sensação de cansaço, proporcionando uma baixa qualidade de vida.

Outro aspecto negativo relativo aos engarrafamentos é a permanente emissão de gás carbono através dos canos de descargas dos veículos, provocando problemas respiratórios e oftalmológicos.
Um terceiro aspecto negativo é o tempo necessário para se fazer os trajetos. Trajetos que, sem engarrafamento, podem ser feitos em 15 a 20 minutos, nos horários de ida e volta para o trabalho e/ou escola, leva-se o dobro, às vezes o triplo do tempo. Isso gera um desgaste físico, emocional e financeiro muito grande nas pessoas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Caravana dos Povos

Domingo, 25 de março, tem atividade em Ipanema. A Cúpula dos Povos da Rio +20 por Justiça Social e Ambiental estará promovendo uma Caravana para conscientizar os cariocas acerca das Rio+20 e também sensibilizar para a participação nos debates e tornar transparente a sua constituição.

A Caravana dos Povos prevê uma Oficina de Pipa, de Arte com Lixo e de Agroecologia; além dessas oficinas terá uma Feira de Trocas cujo objetivo é difundir a idéia de que nem sempre é necessário dinheiro para a aquisição de um bem. Terá também muita música e show e uma atividade inesperada - Choque de Amor -  é uma espécie de contraponto à operação da Prefeitura do Rio de Janeiro chamada Choque de Ordem – alvo de muitas críticas por parte dos cariocas – e envolve abraços repentinos e flores inesperadas.

Veja a programação:
11h: Concentração na ONG Solar Meninos da Luz para confecção de cartazes e faixas. O Solar fica na rua Saint Roman, 149, no Pavão-Pavãozinho.
14h: Saída da bicicletada do posto 12, praia do Leblon.
14h30: Partida do cortejo do Solar Meninos de Luz em direção à praia de Ipanema, ao som do Forró Pifado e passando pela praça General Osório.
15h30: Segunda concentração no posto 8 da praia de Ipanema. Encontro do cortejo com a bicicletada.
16h: Início das oficinas no parque Garota de Ipanema
16h30: Chegada da Caravana (cortejo e bicicletada) ao parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Realização de oficinas, shows, feira de trocas etc.
Oficinas: Pipa, ecologia humana, minhocário, cadernos ecológicos, esperanto, educação ambiental e outras.
http://cupuladospovos.org.br/2012/03/caravana-dos-povos-programacao/

terça-feira, 20 de março de 2012

Site da Rio +20

Olá, para quem quiser de se aprofundar nas questões relativas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, a ser realizada nos dias 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro consulte o site: http://www.rio20.info/2012/

Feirinha Orgânica

Para todos aqueles que se preocupam com sua alimentação e preferem ingerir alimentos sem agrotóxicos, apresento a vocês o circuito carioca das feirinhas orgânicas (com certeza são mais caras que as feiras tradicionais, mais, o bolso aguentando, tem alimentos mais saudáveis).

Pra início de conversa....

Olá, adoro a natureza, o verde, o mar, as montanhas, rios, cascatas e os animais, incluindo as pessoas!

Pretendo conversar sobre qualquer aspecto, positivo ou negativo, relativo ao meio ambiente. Acredito que hoje em dia fala-se muito em desenvolvimento sustentável, mais na maioria das vezes tornou-se, somente, o discurso politicamente correto, não significando que as pessoas e/ou instituições e/ou governos estejam realmente fazendo alguma coisa. Preocupados? Sim, acredito que todos estejam em função das alterações negativas (alterações climáticas, degelo da Antártica e por ai vai) já visíveis no planeta. Agindo? Não, porque na hora de agir os indicativos econômicos, financeiros falam mais alto.

Realmente, alterar o modo de viver e o modo de produção e consumo implica vencer muitos obstáculos, pessoais, ecônomicos, políticos, mais acredito que é indispensável para a manutenção do planeta.

É sobre isso que vamos conversar, aguardo as opiniões e comentários de vocês.